top of page
  • Foto do escritorHeinrich Dewald Paraschin

Dicas para cuidar do seu coelho

Os coelhos encantam crianças, adultos e idosos com seu jeito meigo e carinhoso. Eles são cativantes e inteligentes, muito apegados aos donos e conquistam às pessoas. Não fazem barulho e não requerem muito espaço para viver, o que os torna ideal para apartamentos e casas com pouco espaço. Trata-se de um animal dócil e de fácil trato, mas requer cuidados como qualquer outro bichinho de estimação. Portanto, siga as seguintes dicas para que ele tenha a melhor qualidade de vida possível:



1. De 30 a 60 dias, procure fornecer ração apropriada e de boa qualidade, aproximadamente 70 gramas por dia e coloque em recipiente apropriado. Importante, a água deverá ser à vontade, potável e filtrada.


2. Com 60 dias oferecer talos de couve ou uma folha pequena de almeirão a cada 3 dias. Após 90 dias, aumentar para quantidades diárias em pequena porções: folha de couve, brócolis, almeirão, casca de maçã, pedaço de folha de bananeira, folha de beterraba ou tubérculos (cenoura, batata doce, etc.)


3. Ao transportá-lo, segure-o pela pele das costas apoiando com a outra mão na parte traseira.


4. Em dias de calor, não o deixe em lugares abafados, como por exemplo, porta-malas ou expostos ao sol direto.


5. Chegando em casa, sítio ou chácara, coloque-o em uma gaiola, viveiro ou em um local tranquilo para que descanse antes de ser carregado.


6. O coelho normalmente não transmite doenças e nem raiva, a não ser que seja criado em lugares sujos ou em contato com ratos.

7. O coelho é um animal limpo e asseado, que não precisa tomar banho.

8. Importante! Caso o seu coelho apresentar diarreia ou resfriado, diminua a alimentação e forneça por via oral qualquer medicamento de uso infantil.


9. Observação: Para coelho de pelo longo (coelho angorá), recomenda-se tosquiá-lo a casa 3 meses e escová-los 1 vez por semana.


10. Caso você tiver alguma dúvida ou consulta, entre em contato comigo. Será um prazer atendê-lo

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page